
MOTOR
As máquinas que atualmente conhecemos não produzem energia, elas convertem outros tipos de energia em energia mecânica para que possam funcionar. Assim funcionam os motores, transformam a energia elétrica em energia mecânica para que o protótipo possa ganhar velocidade.

2016
Para a primeira participação na ShellEcoMarathon foi utilizado um motor sem escova (Brushless), com sensor hall, no cubo da roda. O motor tem uma transmissão por engrenagem planetárias, com relação de transmissão de 4,4:1. Apresenta como principal vantagem ser um sistema de propulsão compacto dentro da roda. Como desvantagem tem-se uma limitação para variar rapidamente a relação de transmissão, assim como a inércia rotacional dos componentes permanentemente acoplados à roda.

2018/2019
Após a competição de 2016 foi realizada uma análise onde foi definida a utilização do motor com escova (Brushed), juntamente com um sistema de transmissão do eixo do motor para a roda por meio de um par de engrenagem e transmissão por corrente.
Foi utilizado um motor comercial aplicado a cadeira de rodas, com eficiência máxima de 61%, potência nominal de 175 W, fabricado pela BOSCH.
A utilização do motor externo à roda diminuiu a inércia do veículo assim como possibilita a fácil adaptação do sistema de transmissão para diferentes testes de desempenho do veículo.

EM CONSTRUÇÃO
2020
Após a competição de 2019 foi realizada uma análise do sistema de transmissão e verificou-se a necessidade de utilização de um motor com maior eficiência, uma vez que os motores comerciais de alta tecnologia ultrapassam os 90% de eficiência.
Assim para 2020 está sendo projetado o veículo com motor externo a roda, com a utilização de uma transmissão mecânica para o cubo da roda.