
CARENAGEM
Projetada para cumprir as normas da competição de eficiência energética assim como ter um baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico assim como reduzir o peso.

2016
Para a primeira participação na Shell EcoMarathon foi utilizada projetada uma carenagem utilizando o programa SolidWorks, tendo geometria empiricamente projetada para reduzir o coeficiente aerodinâmico. O molde foi fabricado com cavernas em MDF e preenchido com poliuretano expandido. A carenagem foi fabricada com manta de fibra de vidro e resina epóxi, sendo utilizado o processo de laminação manual. A partes translúcidas foram confeccionadas em acrílico termomoldado.

2018/2019
Para o novo protótipo foram tomadas como premissas para o projeto da carenagem as requisitos do regulamento, ter baixo custo, fácil fabricação. Após um estudo das alternativas disponíveis optou-se por confeccionar a carenagem moldada a frio em PET-G. A carenagem translúcida realçou a proposta do protótipo "Clean", com o mínimo de elementos possíveis.

EM CONSTRUÇÃO
2020
Conforme verificado nos testes de campo e durante a última competição, a otimização da geometria da carenagem para a redução do coeficiente aerodinâmico e da área frontal do veículo. Estão sendo desenvolvidos três frentes de estudo: Simulação computacional da aerodinámica utilizando Flow Simulation do SolidWorks; A tecnologia de fabricação da carenagem com fibra por processo de vácuo; e Modelagem do veículo para previsão da redução do consumo de consumo utilizando o pacote Matlab/Simulink. Com a utilização destas técnicas tem-se a certeza de melhorar a performance do protótipo.