
CHASSI
Projetado para cumprir as normas da competição de eficiência energética, ter o menor peso, maior rigidez, viabilidade de fabricação, disponibilidade de material no Brasil e custo.

2016
Para a primeira participação na Shell EcoMarathon foi utilizada projetado um chassi observando os requisitos de regulamento, os tubos comercialmente vendidos na cidade, a rigidez estrutural e os processos de fabricação disponível. Foram utilizados tubos de 1" de diâmetro, de aço 1020. Todos elementos são retos, com um controle dimensional de todos elementos projetados no CAD (SolidWorks). A união dos elementos realizado por meio de soldagem MIG. O peso do chassi resultante foi de 18 kg.

2018/2019
Com a proposta de projetar um carro "Clean", o chassi foi dimensionado sobre duas barras longitudinais paralelas contínuas. O perfil do tubo utilizado é Oblongo, com espessura de 1,2 mm nos tubos estruturais e 0,9 mm nos demais. A redução do peso do chassi de 46% em comparação com o veículo de 2016. Para o ano de 2019 foram adicionadas duas barras traseiras para aumentar a rigidez da roda traseira, aumentando o peso do chassi em 1,4 kg.

EM CONSTRUÇÃO
2020
Com o projeto do novo protótipo o chassi também será redimensionado, tendo como pré requisitos de projeto a iteração com os demais subsistemas, a rigidez estrutural para manter o alinhamento do protótipo, os processos de fabricação disponíveis na oficina assim como a disponibilidade da aquisição de materiais em pequenas quantidade.